quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mente totalmente focada através dos olhos


Mente totalmente focada através dos olhos


Se você olhar para uma chama por um longo tempo, por alguns meses, durante uma hora diariamente, o seu terceiro olho começará a funcionar perfeitamente. Você se tornará mais alerta, mais iluminado.

A palavra tratak vem de uma raiz que significa lágrima. Você deve olhar para a chama até que as lágrimas comecem a fluir pelos olhos. Continue fixando, sem piscar, e o terceiro olho começará a vibrar.



A técnica de olhar fixamente não está, na verdade, relacionada com o objeto, mas sim com o próprio olhar fixo. Fixando o olho sem piscar, você fica focado, e a natureza da mente é estar em constante movimento. Se você olhar realmente fixo, sem mover nada, a mente fatalmente terá problemas.

A natureza da mente é mover-se de um objeto para outro, mover-se constantemente. Se você fixar o olho na escuridão, na luz, ou em qualquer outra coisa, se estiver realmente fixando, o movimento da mente cessará. Porque se a mente estiver se movendo, você não estará fixando; estará perdendo o objeto. 

Quando a mente se move para qualquer outro lugar, você se esquece, não consegue lembrar-se do que estava olhando. Fisicamente, o objeto está lá, mas desaparece para você porque você não está presente; você se moveu em pensamento.

Olhar fixamente, tratak, significa não permitir que a atenção se mova. E quando você não permite que a sua mente se mova, no início, ela luta, luta muito, mas se você continua a praticar a técnica, aos poucos ela para de lutar.

Para por momentos. E quando a mente para, não existe mente, pois ela só pode existir em movimento. Quando não há movimento, o pensamento desaparece, você não consegue pensar, pois pensamento significa movimento – mover-se de um pensamento para outro. É um processo.

Se você olhar fixa e continuamente para uma coisa, totalmente atento e alerta... porque você pode fixar com os olhos mortos e continuar pensando – apenas os olhos, olhos mortos, sem ver. Com os olhos de um morto você consegue ver, mas a mente continua se movendo. Isso não adianta nada. Olhar fixamente significa olhar não só com os olhos, mas com a mente totalmente focada através dos olhos.

Portanto, seja qual for o objeto – isso depende: se você gosta da luz, tudo bem; se gosta da escuridão, ótimo. Seja qual for o objeto, no fundo ele é irrelevante – a questão é parar a mente de maneira total ao fixar, é focá-la para que o movimento interior, a agitação, cesse, para que a oscilação interior cesse. 

Você está apenas olhando sem fazer nada. Esse olhar profundo o mudará completamente. Tornar-se-á uma meditação

Osho, em "O Livro Orange"

" O terceiro olho tem vários outros nomes, incluindo "a sede da intuição". Ao focar nesta área durante a meditação, nós ganhamos uma consciência profunda e persistente de nossa intuição e discernimento. Com a prática regular, essa consciência pode chegar em nossas vidas diárias. Quando tomamos decisões ou enfrentar situações difíceis seremos capazes de tocar em nossa capacidade de julgamento – em vez de depender de fontes externas para obter respostas para nossos problemas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde há felicidade, há o Sagrado.

Onde há felicidade, há o Sagrado. Sempre que você vir uma pessoa plena de felicidade, respeite-a, ela é sagrada. E sempre que encontr...

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...