sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O que é liberdade?

Hoje eu gostaria de falar sobre um assunto que eu tenho pensado há muitos anos e de compartilhar o meu pensamento atual sobre o tema:  O que é liberdade?

A realidade é que não importa o quanto eu pensei sobre o significado da liberdade e quanto eu li sobre isso, não há definição e que me satisfez. Todos estavam com falta de felicidade de alguma maneira. Então, eu vou tentar dar uma imagem curta, mais  precisa.

Eu acredito que  poucas pessoas são verdadeiramente livres  e vou explicar isso abaixo. Para efeitos de clareza eu vou pedir aos meus leitores a  pensar em liberdade em quatro categorias gerais , com n º 4 é o mais importante.


1. Liberdade política e econômica.  Quando as pessoas usam a palavra "liberdade", que muitas vezes significa algum tipo de liberdade política ou econômica presente em um determinado país em um determinado momento. Para mim, este tipo de liberdade envolve viver em uma jurisdição que não é ocupado militarmente ou economicamente e que limita todas as formas de coerção contra os cidadãos individuais. Segurança pessoal, liberdade total e absoluta de expressão e a liberdade da tirania econômica são essenciais para a liberdade política verdadeira de existir. Infelizmente, depois de ter vivido em um monte de países, tenho de concluir que o verdadeiro, a liberdade, pura política é inexistente hoje, que só há  graus  de liberdade dentro de uma determinada sociedade e que algumas sociedades têm mais liberdade em alguns aspectos da vida e menos em outros aspectos.

Muitos países que se orgulham de ser "livre" não são realmente livres em tudo, porque, embora eles não estão sob ocupação militar, estão sob ocupação econômica. Grandes interesses econômicos pode acabar com posições de monopólio em energia, finanças, medicina e muitos outros setores-chave da economia.

Não importa o quanto a liberdade teórica é construída em um sistema político, qualquer forma de controle econômico através de grupos de interesses especiais e financiamento de políticos por entidades ricos garantem que o sistema torna-se corrupto e vai degenerar em alguma forma de escravidão econômica ou semi-escravidão .


Isto leva-me ao segundo ponto, o que nos ajuda a resolver alguns dos desafios colocados pela primeira vez.

2. Liberdade financeira pessoal.  Isto significa estar livre de ter de trabalhar para os outros, estar livre de horários impostos externamente,  ser livre para viver e não para labutar.  Há três pontos principais que eu quero falar sobre a liberdade financeira.

Em primeiro lugar, deve tornar-se livre de desejos inúteis para supérfluos, pense nisso "bens e serviços".: Como muitas das coisas que você possui, você realmente precisa? Quantos lhe trazer alegria e felicidade? Na minha experiência, muitas de nossas compras são na verdade tentativas de encobrir o vazio mais profundo de nossas vidas. Às vezes, livrar-se de coisas e ter uma nova  experiência  é muito mais gratificante.

Em segundo lugar, temos de estar livre de dívidas.  Débito é uma forma insidiosa de escravidão.  Ele limita nossas opções. Ele nos amarra para baixo. Nós achamos que estamos "livre", mas a nossa liberdade é uma ilusão, enquanto nós devemos outros para nosso padrão de vida. Geralmente, não é uma boa ideia para entrar em dívida, a menos que você pode pagar com espaço de sobra para poupar.

De pessoas nos EUA, Irlanda, Espanha e outros países emprestaram enormes quantidades de dinheiro nos anos anteriores. Onde foi que os deixou? À falência, é claro! Alemães, por outro lado, têm níveis muito baixos de débito doméstico. Primeiro eles poupam dinheiro, então eles compram. Assim sendo livre de dívidas não é um sonho, é uma questão de disciplina.

Em terceiro lugar,  temos de ter a coragem de agir, de ousar, de explorar, de cortar o cordão umbilical e se aventurar por conta própria.  Sem isso, o fracasso é garantido.


3. Liberdade a partir da matriz social.  Eu não posso forçar quanto isso era importante para mim. Para ser verdadeiramente livre, temos que estar livre da influência de pessoas individuais em torno de nós e das convenções sociais.

Eu gosto de usar a metáfora da matriz: A soma total de todas as crenças prevalecentes, convenções, memes e partes de informação flutuando em uma sociedade criaram uma matriz social-conceitual que domina as nossas vidas. Mas esta matriz é falso, porque não é uma parte da realidade natural. Ela é feita pelo homem.

Pense sobre isso. Nascemos e crescemos em uma sociedade específica, com epistemológicas específicas, crenças éticas e políticas. Estamos imersos nesse mundo de sonhos ao longo de anos de nossa escola e na vida adulta. Mas quão diferente seria cada um de nós se nossas circunstâncias tivessem sido diferentes?

Tenho certeza que se eu tivesse nascido na província de Szechuan ou Bhuttan, eu seria diferente hoje.

Percebendo toda a influência social e não permitindo que nos afetem é um dos princípios-chave da verdadeira liberdade.




4. Liberdade de nossas próprias mentes.  Esta é a verdadeira essência da liberdade pessoal. Desligando-nos da conversa sem sentido, as tradições, os memes, as doutrinas de nossas sociedades e tudo que vem com eles.

No final,  nós internalizamos a matriz sociopolítica e nos tornamos, sem sequer perceber.  Isso é o que significa a frase agora famosa "Liberte a sua mente."

Como eu disse no início, eu acredito que muito poucas pessoas são verdadeiramente livres, e a razão é que, não importa onde eles vivem, não importa o quanto a liberdade financeira ou política que eles têm (ou acreditam que eles têm), eles estão presos por seus "próprios" pequenos pensamentos, que, no final, não são suas em tudo. 

Liberte a sua mente - definitivamente não é uma frase vazia.


autor: Konstantin Eriksen

Fonte: Waking Time






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde há felicidade, há o Sagrado.

Onde há felicidade, há o Sagrado. Sempre que você vir uma pessoa plena de felicidade, respeite-a, ela é sagrada. E sempre que encontr...

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...