sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ensinamento da conquista de si próprio.

''A luta precisa existir, porque toda a vida é, de alguma forma, uma luta. Mas certifique-se de que a luta não seja pelo interesse próprio contra a verdade e a justiça. Ele que luta devido ao interesse próprio a fim de tornar-se grande, poderoso, rico ou famoso, não terá recompensa. Mas aquele que luta pela paz e pela verdade terá grande recompensa: mesmo sua derrota será julgada como uma vitória.

Se uma pessoa vai para uma batalha mesmo por uma causa correta, então, ele precisa estar preparado para ser morto pelo seu inimigo porque a morte é o destino dos guerreiros. E se seu destino chegar a ele, ele não terá razão para reclamações. Mas se ele é vitorioso seu sucesso pode ser considerado como grande; mas não importa quão grande seja, a roda da fortuna poderá girar novamente e levar sua vida de volta pra o pó. Entretanto, se ele cultivar a moderação e extinguir todo o ódio em seu coração, se ele estender a mão ao seu adversário, levantá-lo e dizer a ele: “Venha agora, façamos a paz e sejamos irmãos”, então ele obterá uma vitória que não é um sucesso passageiro; porque os frutos de tal vitória permanecerão para sempre.

Grande é um general bem sucedido, mas aquele que conquista a si próprio é o maior vitorioso. Este ensinamento da conquista de si próprio, não é ensinado para destruir as vidas de outros seres, mas para protegê-las. A pessoa que conquistou a si mesma está mais apta para viver, ser bem sucedida e obter vitórias do que uma pessoa que é escrava de si mesma. A pessoa cuja mente é livre da ilusão do ‘eu’, permanecerá de pé e não cairá na batalha da vida. Aquele cujas intenções são corretas e justas, não encontrará fracassos. Ele terá sucesso em seu empreendimento e seu sucesso durará. Quem abriga o amor à verdade em seu coração viverá e não sofrerá, porque bebeu da água da imortalidade. Então lute corajosa e sabiamente. Serás, então, um soldado da Verdade." 

Siddhartha Gautam Buddha 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde há felicidade, há o Sagrado.

Onde há felicidade, há o Sagrado. Sempre que você vir uma pessoa plena de felicidade, respeite-a, ela é sagrada. E sempre que encontr...

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...