sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tomar café ao luz do sol pode ajudar a emagrecer....

Fonte: Wikipedia
De acordo com estudo realizado pela Northwestern University Feinberg School of Medicine, publicado na revista Plos One, levantar cedo e ficar exposto aos primeiros raios de luz do sol pode fazer com que você diminua o peso do seu corpo.

Pesquisadores pediram que 54 participantes, com idade média de 30 anos, usassem um dispositivo no pulso durante 7 dias para acompanhar a exposição deles à luz do sol e a quantidade de calorias ingeridas durante todo o dia.

O resultado, colhido pelo dispositivo, mostrou que as pessoas que absorveram mais luz solar durante a manhã tiveram o IMC (Índice de Massa Corporal) mais baixo do que aqueles que ficaram menos tempo expostos às primeiras luzes do dia. Isto, independente da idade, do quão ativos eram e do tipo de alimentação.
Então, por que exatamente as pessoas que ficaram mais tempo recebendo a luz do sol pela manhã pesavam menos?

Há duas possíveis razões: primeiro, expondo-se à luz logo no início da manhã ao invés de expor-se no final do dia, faz com que o relógio biológico sincronize com o corpo, aumentando, assim, a propensão de uma programação natural e constante do sono.

Ou seja, o horário saudável de sono regula o metabolismo do corpo fazendo com que ele funcione com mais eficiência, levando, assim, à perda de peso.

A segunda possível razão para a perda de peso, é que, por natureza, os primeiros raios de luz do dia são muito mais fortes do que os da tarde ou ao entardecer. Isso porque há uma maior quantidade de luz azul na luz da manhã e este tipo de azul, é o tom que tem mais forte efeito no ritmo circadiano*.

Para trabalhar sua energia, você só precisa se expor ao sol de 20-30 minutinhos por dia, entre às 8h00 e 11h00. Ou, se você não for uma pessoa que precise levantar cedo todos os dias, faça um esforcinho, levante um pouco mais cedo que o habitual, tome seu café fora de casa ou em algum lugar iluminado e deixe que a luz do sol invada seu corpo inteiro.

Luz do sol logo cedo = metabolismo do corpo funcionando melhor do que nunca, horas de sono programadas pelo relógio biológico e menos massa corporal.

Melhor dica dos últimos tempos 

*Ritmo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado, principalmente, pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde há felicidade, há o Sagrado.

Onde há felicidade, há o Sagrado. Sempre que você vir uma pessoa plena de felicidade, respeite-a, ela é sagrada. E sempre que encontr...

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...