segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Se tiver filhos pequenos

Por: Eckhart Tolle
Se tiver filhos pequenos, faça o melhor que puder, dando-lhes a sua ajuda, orientação e proteção, mas mais importante do que tudo é dar-lhes espaço - espaço para serem. Eles vêm ao mundo através de si, mas não são «seus». A crença de que «Eu sei o que é melhor para ti» pode ser verdadeira quando as crianças ainda são muito pequenas, mas, à medida que vão crescendo, vai deixando de ser verdadeira. 

Quanto mais expetativas você criar em volta do modo de vida deles se devia desenrolar, mais preso fica à sua mente, em vez de estar presente quando os seus filhos realmente precisam de si. 

Eles vão acabar sempre por cometer erros e vão sempre experimentar algum tipo de sofrimento, como todos os seres humanos. Na realidade, esses erros podem até só ser erros na maneira de pensar. 

Aquilo que para si é um erro pode ser exatamente o que eles precisam de fazer ou experimentar nesse momento. Dê-lhes o máximo da sua ajuda e orientação, mas esteja consciente de que, por vezes, também tem de os deixar cometer erros, sobretudo quando começam a atingir a idade adulta. Por vezes, também tem de permitir que sofram. O sofrimento pode vir do nada ou ser consequência dos erros cometidos por eles.

Não seria maravilhoso se conseguisse poupar os seus filhos a todo o tipo de sofrimento? Não, não seria. Eles não evoluiriam como seres humanos e permaneceriam fúteis, identificados com a forma exterior das coisas. O sofrimento leva-nos mais fundo, tem um propósito nobre: a evolução da consciência e a eliminação do ego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde há felicidade, há o Sagrado.

Onde há felicidade, há o Sagrado. Sempre que você vir uma pessoa plena de felicidade, respeite-a, ela é sagrada. E sempre que encontr...

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...