terça-feira, 5 de agosto de 2014

Por que escolhemos o caminho da dor e dor e do sofrimento?

A resposta não é complexa. É simples. Porque um dia nos ensinaram e ouvimos e lemos constantemente esta mesma informação, de que o ser humano só aprende através da dor e do sofrimento, da dificuldade. E passamos a acreditar nisto ! Tornou-se uma verdade que a mente trata com muita seriedade e empenho para que desta forma se manifeste.

Porém com a inteligência e a consciência que todos possuímos, não é necessário escolhermos apenas o caminho da dor e do sofrimento para aprendermos. Somos seres autônomos e completamente capazes de aprender sem precisar sofrer, porém, é mais cômodo não é ? Não ! Este comodismo é uma ilusão. Não é mais cômodo, é mais dolorido, é mais difícil. E na maioria das vezes é uma escolha que fazemos pois todos somos suficientemente inteligentes para aprendermos ANTES que aconteça o pior.

O problema é que sabemos de muitas das coisas que nos causarão sofrimento no futuro de forma antecipada mas mesmo assim "escolhemos", por inércia, comodismo, cultura ou crença, aguardar os acontecimentos para poder tomar uma iniciativa, uma atitude, uma postura. Aguardamos o ruim para poder aprender de forma automática. Aguardamos a bomba explodir para poder fazer algo. A verdade é que não estamos acostumados ao aprendizado pelo bom e pelo melhor. A maioria das pessoas não são educadas e criadas com este hábito mental.

Não precisamos esperar que alguém que amamos nos deixe para entender e aprender que isto causa sofrimento por exemplo. Podemos analisar nossas relações e agir antes que isso possa acontecer. Não precisamos cair em um buraco para entendermos e aprendermos que isto causa dor. Podemos ficar mais atentos aos nossos passos e evitar a queda. Tudo se resume à uma maior atenção aos próprios sinais que a vida nos fornece. A maioria destas lições e aprendizados já se encontram dentro de nós, adquiridos pelas experiências e vivências de outras pessoas ao nosso redor e até pelas nossas próprias, mas não nos damos conta disto. A maioria dos acontecimentos ruins, provavelmente já aconteceram conosco ou com alguém muito próximo a nós em algum momento de nossas vidas.

Então para que passar por isto ? Apenas para que sua crença seja sustentada ?

Claro que você não conseguirá ter controle absoluto sobre todas as situações de sua vida que lhe causarão dor e sofrimento, mas ao acontecerem, seu único trabalho será lidar com isso de uma forma mais tranquila, amena e pacífica, pois você já entendeu, já aprendeu a lição que aquela dor e aquele sofrimento são capazes de proporcionar. Tire este conceito, esta cultura de sua mente. De que estamos aqui para sofrer encarcerados em um planeta de expiação e dor. Isto é uma crença que torna-se uma verdade, não uma verdade que torna-se uma crença.

Todos temos este poder de escolha. Mas mesmo assim continuamos acomodados, deixando a vida transcorrer sem esforço em querer aprender antes do ruim se tornar real, pois sabemos que quando acontecer o ruim nós aprenderemos. Então para que nos esforçar para tentar aprender antes ? E logo vem o pensamento repetitivo de sempre: - Agora que aprendi não haverá uma segunda vez ! - mas não é preciso haver nem uma primeira vez na maioria das situações, e é disto que estou tratando aqui.

Se você cresce acreditando que está aqui para aprender e evoluir apenas às custas da dor e do sofrimento é só isto que você atrairá para sua vida. Você já programou isto em sua mente. Sua mente não conhece outra forma, outro caminho, pois você não a ensinou a enxergar outras possibilidades de aprendizado. Nós estamos aqui para prosperar, para crescer e aprender, mas não somente através da dor e do sofrimento. Comece a experimentar a vida usando outras ferramentas, usando mais a inteligência e a sabedoria interior e menos o comodismo, a cultura. A prevenção, em muitos casos costuma ser muito mais vantajosa, efetiva e menos dolorida do que a remediação que em muitos casos não remedia absolutamente nada.

Sempre há tempo de mudar as coisas na sua cabeça e não é porque você passou a acreditar nisto em algum momento de sua vida que isto deve perdurar como regra eterna para você. Reprograme sua mente ao se permitir aceitar que é possível aprender sem dor e sem sofrimento. Deixe o aprendizado pela dor e pelo sofrimento apenas para as situações em que você não possui o controle, mas mesmo assim ainda possui o controle sobre como irá vivenciar e receber estas situações.

Acredite. Existe muito aprendizado aí dentro de você. Você que se acostumou a esperar o que acontece no lado de fora para aprender. Pense nisto !!!

Por: Ricardo Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A magia do Limão...e uma limpeza para o final de Ano!

LIMPEZA ENERGÉTICA DA CASA COM LIMÃO - PODEROSA APROVEITE O FINAL DO ANO E LIMPE O ASTRAL DA SUA CASA Essa limpeza é in...

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...