sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Consciência é Presença

"Um dia vou me libertar do ego." 
Quem está falando? 
O ego.

Libertar-se dele não é verdadeiramente um grande trabalho, mas uma tarefa muito pequena. Basta estarmos conscientes dos nossos pensamentos e das nossas emoções à medida que eles vão surgindo. Não se trata de "fazer" e sim de "ver" com atenção.
Nesse sentido, é verdade que não há nada que possamos fazer para nos libertar do ego.
Quando essa mudança acontece, ou seja, quando passamos do pensamento para a consciência, uma inteligência muito maior do que a esperteza do ego começa a agir na nossa vida. 

Ninguém se torna bom tentando ser bom, e sim encontrando a bondade que já existe dentro de si mesmo e permitindo que ela sobressaia. No entanto, essa qualidade só se distingue quando algo fundamental muda no estado de consciência de cada um.

No zen se costuma dizer: "Não busque a verdade. Apenas pare de cultivar opiniões." 
O que isso significa? Deixe de lado a identificação com a mente . Assim quem você é além da mente emergirá por si mesmo.

Um ponto essencial do despertar é a identificação daquela parte em nós que ainda não se modificou: o ego da maneira como ele pensa, fala, age.
Quando você descobre a inconsciência em si próprio, aquilo que torna o reconhecimento possível é o surgimento da consciência, é o despertar. 
Você não pode lutar contra o ego e vencer, assim como não consegue combater a escuridão. 
A luz da consciência é tudo o que é necessário.
Você é essa luz.

Somente a presença é capaz de nos libertar do ego, pois só podemos estar presentes agora- e não ontem nem amanhã. Apenas ela consegue desfazer o passado em nós e assim transformar nosso estado de consciência.
Temos de aprender a não manter vivos acontecimentos e situações, mas em vez disso, a sempre dirigir a atenção para o momento presente - puro, atemporal- em vez de nos deixarmos atrair por histórias produzidas pela mente.
Assim, nossa própria presença se torna identidade, e não nossos pensamentos e emoções.

Fique alerta. Se você estiver consciente, será capaz de reconhecer essa voz pelo que ela é: um velho pensamento condicionado pelo passado. Além disso, não precisará mais acreditar em todos os seus pensamentos.
Verá que se trata de algo antigo, nada mais.
Consciência significa presença, e só ela pode dissolver o passado inconsciente dentro de nós."

Eckhart Tolle em Em Comunhão com a Vida





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...