quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O STRESS NOSSO DE CADA DIA

O stress é, sem dúvidas, algo que ameaça a todos nós sem distinção, devido as circunstâncias que vivemos e os conflitos que experimentamos diariamente. E quando esses se acumulam, os problemas para a saúde física e mental podem ser enormes a longo prazo, pois as memórias e as imagens dos acontecimentos tornam-se registros mentais e provocam dor e sofrimento na vida das pessoas. E mesmo que sejam superadas, essas imagens e memórias podem produzir situações tensas, que causam o stress e a ansiedade, tornando-se gatilhos internos, inclusive na ausência de fatores reais que os justifiquem.
É importante ser consciente das armadilhas nas quais podemos cair, e para que isso seja possível, é necessário entender algumas distorções cognitivas que podem gerar stress, pois é preciso adquirir consciência dessas distorções para remodelar os estados mentais que nos conduzem ao stress e a ansiedade.
A primeira atenção deve ser voltada para um possível fato: O que você pensa não é, necessariamente, real em sua vida. Tendemos a acreditar que alguns dos nossos pensamentos são reais pelo fato de que têm grande força, por terem sido aceitos por outros ou por os termos repetido muitas vezes, mas na realidade, os pensamentos são apenas pensamentos e não representam necessariamente uma realidade objetiva. Portanto, é fundamental comprovar a realidade antes de tirar conclusões e fazer suposições sobre a situação.
Outro fator importante é quando as pessoas começam a acreditar que todos os pensamentos são verdades, só porque se mostram assim em suas imaginações, porém, elas se encontram frente a pensamentos distorcidos. Essa forma irracional de pensamento aparece porque nós costumamos formar opiniões e fazer juízos de valor sobre as pessoas, situações e acontecimentos, mediante uma análise muito superficial. Quando baseamos nossas opiniões somente naquilo que pensamos, podemos cair em armadilhas com esse tipo de distorção.


Vale destacar também que, nem todos os pensamentos são igualmente importantes. Quando passamos a acreditar o contrário, podemos estar cometendo um grande erro. Alguns pensamentos somente representam nossa opinião ou são resultado de nossa avaliação particular. Alguns deles podem até ser importantes, mas outros podem ser irrelevantes. Temos que ser conscientes dos pensamentos que possam ser exagerados e generalizados.
Um outro tipo de distorção são os pensamentos ameaçadores. Às vezes imaginamos uma ameaça em cada situação e começamos a acreditar em cada pensamento que nos vem à mente, porém, nem todos os pensamentos são reais. Alguns dos pensamentos sugerem ameaças desnecessárias. São estes os pensamentos disfuncionais. Devemos ter muito cuidado com essa tendência e não podemos ceder a todos os pensamentos que surgem em nossa mente.
Se enquadra também nas distorções, o permanecer preso a um estilo de pensamento que é estressante. Muitas vezes podemos ficar presos a um tipo de pensamento que envolva a permanência, a onipresença e a personalização. Essas armadilhas podem causar um imenso estresse na pessoa que acredita que a situação vai durar eternamente (distorção de permanência), mas na realidade, poucos fatores de stress duram para sempre.

Por fim, também é preciso tomar cuidado com a generalização dos estados de stress, que é quando uma pessoa tende a crer que os efeitos dele estão generalizados e vão afetar todos os aspectos de sua vida, quando na verdade está cometendo um erro na sua forma de pensar e precisa remodelar seu estilo de pensamento. Pessoas pessimistas tendem a cometer esse tipo de generalização e começam a pensar que o stress que as afeta em determinada situação da vida, acabará afetando tudo ao seu redor, mas isso não é uma verdade.
É possível lutar contra o stress de maneira mais eficaz quando tratamos de lidar com ele mediante o controle dos nossos pensamentos, não cedendo a cada pensamento que vem à mente em relação a uma situação estressante. Trabalhe para não distorcer suas conclusões. Remodele seus pensamentos a partir de padrões saudáveis e funcionais!

Referência Bibliográfica: O Segredo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde há felicidade, há o Sagrado.

Onde há felicidade, há o Sagrado. Sempre que você vir uma pessoa plena de felicidade, respeite-a, ela é sagrada. E sempre que encontr...

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...